Acredito que muita gente tenha conhecimento da imensa influência nordestina (e baiana) no desenvolvimento da cidade de São Paulo. Como cidadão paulistano, cresci ouvindo que “os nordestinos ajudaram a construir São Paulo”, a apreciar a culinária baiana (e eu adoro peixe, pimentas e azeite de dendê!) e a conviver com muitas pessoas oriundas deste estado.
Sem contar que Jorge Amado influenciou meu gosto pela leitura.
Outro fator que me influenciou – sendo eu grande apreciador de futebol – foi aquele inesquecível esquadrão do Bahia de 1988 (que me desculpem os rubro-negros) principalmente com o talentoso Bobô.
Diante de tudo isso, foi natural surgir uma enorme vontade de conhecer a Bahia.
Em 2007 stava eu em Recife, Pernambuco, em um hiato de dois eventos, quando vejo uma promoção de voo Recife-Salvador-Recife. Muito animado, liguei para meu amigo argentino – à época radicado na Bahia – Martin Adrian Barreira, que acionou o também argentino Juan M.Botta, e este me hospedou em uma belíssima casa em um condomínio em Salvador !
Neste curta viagem a Salvador, conheci pessoas muito interessantes, como o então presidente da FBX, o jornalista José da Paixão Barbosa, joguei um torneio Blitz em um restaurante, e falei sobre arbitragem e organização de eventos para algumas pessoas.
No próximo artigo contarei sobre minha primeira viagem à Bahia por motivos profissionais.
Mauro Amaral
Árbitro Internacional de Xadrez
ID FIDE: 2128900
www.xadreztotal.com.br
https://www.facebook.com/XadrezTotal/
11 – 99881.9630 (Tim e WhatsApp)